terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Usuários de ônibus envergonhados pelos seus representantes

Reunião dos "conselheiros" que aprovou a anistia/
foto: Acontece Botucatu
Uma decisão estarrecedora e descompromissada  do Conselho Municipal do Transporte Coletivo em Botucatu,  anistiando as multas aplicadas pela Semutran nas empresas concessionárias de ônibus, irritou a população. 

O descompasso é tanto que nem o mais idiota dos botucatuenses entendeu e não acredita nas explicações dadas pelo presidente do Conselho Municipal do Transporte Coletivo.

Durante anos, a ideia generalizada era de que o poder concessionário (Prefeitura municipal e Câmara Municipal) estavam no caixa da empresa, uma vez que as multas nunca foram aplicadas contra o mal serviço. Mas...

Verdade seja reconhecida, as primeiras multas de mau atendimento contra as concessionárias foram aplicadas na atual gestão. Apenas em outubro deste ano totalizou quase cem mil reais às empresas, especialmente à Stadtbus, que neste momento é a mais cínica e perigosa operadora do sistema, com rodas caindo e veículos sem freios. Foram seis multas no total.

A 'empresa Stadtbus' divulgou recentemente nos veículos de comunicação um pedido de desculpas pela falta de qualidade de seus serviços, prometeu contratar mecânicos para reparar seus veículos, mas os problemas continuam. Segunda e terça (dias 12 e 13) dois onibus da Stadtbus ficaram sem freios.
Essa roda e o risco que os passageiros enfrentaram no dia
11 de outubro, na Vila dos Lavradores foi anistiada,
assim como o onibus que bateu no predio do INSS


A explicação para a anistia, dada pelo Ailton Rodrigues, presidente do Conselho Municipal do Transporte Coletivo de Botucatu é de que a prefeitura não deu publicidade a uma auditoria referente ao pedido de reequilíbrio financeiro das tarifas do transporte coletivo que vem sendo feita desde o início do segundo semestre deste ano e que tinha promessa de ser apresentada até o final de novembro, o que não aconteceu até o momento.

“Em primeiro lugar é preciso salientar que as empresas pediram auditoria sobre tudo isso aí. Voltamos atrás para discutirmos quando saíssem essas auditorias, mas não passaram para gente. O secretário Rodrigo (Fumis) nos disse que elas correm em segredo de justiça. Então a falta dessas auditorias pesaram na nossa decisão”, disse ao Acontece Botucatu Ailton Rodrigues de Souza, presidente do Conselho Municipal de Transporte Coletivo.

A declaração do presidente do Conselho Municipal no site Agencia 14 News foi a seguinte:
"Por quê estão demorando tanto para fazer a auditoria? A auditoria seria importante para podermos saber como poderíamos agir em cima dessas multas, agora também não podemos ficar a merce da Prefeitura, achar que ela pode tudo. A auditoria é um levantamento da empresa, de fato onde está, qual é o buraco, onde é gasto o dinheiro arrecadado com as multas. A prefeitura não abre acesso a esses relatórios. O Rodrigo inclusive me disse que é segredo de justiça. Será que os membros do conselho não tem o direito de saber? Porque se eu sei como está isso, eu vou poder me organizar. Um conselheiro nosso disse que só votaria quando soubesse em que pé está a auditoria", finaliza Ailton.

Imagem divulgada na rede social, nesta segunda, dia 12
Atenção ao detalhe: pedido de reequilíbrio de tarifas (que está sendo alvo de avaliação) não tem nada a ver com o mau serviço prestado pela Stadtbus - já que bons serviços estão previstos em contrato assinado há quase oito anos. 

Nesta segunda-feira, 12,  (dia em que foi anistiada em mais de sessenta mil reais), a Stadtbus deixou um ônibus da linha Maria Luiza, atravessado no início da Rua Djalma Dutra, no centro da cidade (foto ao lado).

As multas foram aplicadas pela Semutran baseadas em denuncias comprovadas de usuários e reportagens de sites, jornais, rádios com fotografias, depoimentos de usuários que estavam em ônibus sem freios (que não foram guinchados conforme determina a Legislação de Transito e estavam circulando pela cidade), com rodas caindo e com principio de incêndio. Sem falar nos atrasos, desvios de rotas entre outras.

A decisão dos conselheiros maculou, envergonhou e enojou o que ainda resta de participação popular em Botucatu. Há quem diga nos pontos de ônibus na manhã de hoje que rolou dinheiro. Não dá para comprovar no momento essa afirmação, mas dá para dizer que não houve compromisso com os usuários que mantem a fiscalização do sistema.

O prefeito de Botucatu João Cury Neto (PSDB) alegou ter ficado estarrecido com a decisão.
Publicação do prefeito

De fato é de cair o queixo a decisão do Conselho. É preciso que a anistia seja judicializada e que o contrato seja honrado no que se refere ao transporte de qualidade, uma das metas dos usuários de Botucatu que foi encampada pela gestão atual, mas que teve uma rasteira exatamente entre os usuários em seu conselho. 

Esperamos que o prefeito de Botucatu de fato determine a questão sendo examinada pelo Ministério Publico e Judiciário.
"Vergonha!
Tenho o maior respeito pelos conselhos municipais existentes em nossa cidade.
Todavia, não posso concordar com a decisão do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, que votou pelo cancelamento das multas que a prefeitura aplicou nas empresas de ônibus.
Nesse sentido, informo que vamos lutar com todas as nossas forças, para que as empresas paguem as multas aplicadas, porque todas elas se justificam e foram feitas nos termos da lei.
 MUITO ESQUISITA essa decisão do conselho de usuários em favor das empresas.
 
Onibus sem freio às 16h na Rua Raul Torres
É preciso ainda exigir fiscalização da Policia Militar aos veículos das duas concessionárias. Não é por ser concessionário publico que não mereça ser fiscalizado pela policia militar, afinal é uma medida preventiva de segurança a vida, ou alguém duvida que mortes de passageiros ou atentados à propriedade da concessionária poderá acontecer. (Se não é isso que estejam provocando nos usuários? Ameaça de atear fogo em ônibus já aconteceu recentemente em uma linha da Unesp).

Estão esperando algo semelhante a queda do avião Lamia?

ULTIMA HORA:ÔNIBUS SEM FREIO
Se nesta segunda-feira (12/12) ônibus da linha Maria Luiza da Stadtbus não subiu, voltou e bateu em outro veiculo, ficando atravessado na rua Djalma Dutra, depois de bater em um poste, nesta terça feira, 13/12/16, o circular da linha Lageado/Serra Negra ficou sem freio e parou na Rua Raul Torres, na Vila Mariana, próximo à Caixa D'Água, por volta das 16 horas.

Usuários ficaram revoltados e apesar de terem pago a passagem, abandonaram o ônibus seguindo a pé seus destinos. Melhor assim, vai que morram no ônibus.... Uma triste historia que se repete todos os dias envolvendo empresas anistiadas. Obviamente o presidente do Conselho de Usuários vai pedir a anistia disso também?

Que posição vai tomar os vereadores no apagar de seus mandatos legislativos? 

 Haroldo Amaral/botucatuenses.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário