sexta-feira, 30 de setembro de 2016

PSOL pede cassação de candidatura do PSDB alegando propaganda irregular

Se a Justiça Eleitoral teve poucos problemas com o registro de candidatos a vereadores envolvidos em casos de irregularidades éticas, financeiras e 'morais' (os chamados fichas sujas), na reta final da campanha, desde quarta-feira, uma serie de casos estão sendo registrados na Justiça Eleitoral de Botucatu, obrigando o Ministério Publico Eleitoral e a Justiça Eleitoral a se pronunciarem.

Na quarta-feira (28) a campanha de Reinaldo Mendonça / Lelo Pagani (PR-Rede) registrou pedido de investigação e cassação de registro de Mário Pardini (PSDB/PCdoB), alegando que o candidato ao executivo teria ferido a legislação eleitoral ao visitar obras da Pinacoteca, Teatro e Cine Nelli, Casa da Juventude e Estação Ferroviária, acompanhado pelo secretário de Cultura Osni Ribeiro.

Na quinta feira a noite foi a vez do PSOL, do Daniel de Carvalho / Gustavo Bilo denunciar 'susposta propaganda irregular' em um jornal evangelico: O Jornal Sétima Trombeta publicou (neste mês) uma reportagem de página inteira (tabloide) com o candidato André Peres, (PCdoB), vice de Mário Pardini (PSDB), destacando que Peres é pastor evangélico que disputa o cargo executivo. 

Na reportagem é destacado o fato de Pardini também ser 'cristão evangélico'. Peres é da Igreja Assembleia Casa da Oração e pastor 'ungido' em 2014. Pardini professa sua fé na Igreja Batista. A reportagem foi feita por um evangelico que é apontado como assessor do deputado Fernando Cury (PPS) e presidente do PSC - Partido Social Cristão.

A reportagem destaca o crescimento da participação dos evangelicos na atividade politica na cidade e na quantidade de convertido, segundo reportagem do site Noticias Botucatu (veja o teor completo aqui, Com a reprodução da reportagem do jornal Sétima Trombeta).

O advogado da coligação Botucatu Mais Forte, Junior Cury ainda não foi informado oficialmente sobre o pedido de cassação, mas salientou que na antevéspera das eleições, do dia 2, os adversários do PSDB/PCdoB estão protocolando denuncias e levando os fatos à imprensa, antes do Juiz Eleitoral ou Ministério Publico Eleitoral se manifestarem, "criando fatos politicos"

“O que vem acontecendo é que os nossos adversários protocolizam a petição e enviam à imprensa para se criar um fato político”, defende Cury, “[no] entanto, toda a petição, necessariamente, para que a outra parte tenha ciência, só ocorre após o despacho judicial, quando saberemos efetivamente o seu conteúdo. Creio que até a tarde o Dr. Josias já tenha despachado”, informou o site Noticias.Botucatu.

Nesta sexta-feira (30/09/16) o chefe do Cartório Eleitoral Igor Ignácio afirmou em entrevista na Radio Clube FM,  que no dia 29 (quarta-feira) o Juiz Eleitoral Josias Martins de Almeida Junior despachou pedido de apuração das denuncias e apresentação de provas solicitadas por Reinaldinho. 

O advogado da Coligação Botucatu Mais Forte Junior Cury tomou conhecimento do processo no inicio da noite. Sobre a denuncia do PSOL o advogado ainda não foi oficialmente informado.


EVANGÉLICOS

Nos últimos anos vem aumentando consideravelmente a quantidade de pessoas que se declaram evengelicos, (pentecostais ou seculares), segundo dados divulgados pelo IBGE, tendo como base 2010. (Confira aqui os números do IBGE)

No Brasil o percentual de pessoas que se declaram evangélicos estão em torno de 25%. Em Botucatu há alguns anos o Conselho de Pastores informou ao jornal Diário da Serra que esse numero estava em torno de 30 a 35%.

Nas eleições deste ano dois candidatos à Prefeitura Municipal de Botucatu declaram-se evangélicos: Reinaldo Mendonça, (Reinaldinho do PR) e Mário Pardini (PSDB), além do vice André Peres (PCdoB).

Sem nenhuma justificativa dois vereadores alinhados à igreja Católica em Botucatu, que é sede de uma Província Arquidiocesana preferiram não disputar as eleições: Fontão (PSDB) e João Elias (Solidariedade).  




Nenhum comentário:

Postar um comentário