terça-feira, 8 de novembro de 2016

Livro sobre 'Pedretti Netto', uma boa lembrança para ex-alunos

ATUALIZADO 

Foi lançado há poucos dias (final de outubro) o livro "Escola Professor José Pedretti Neto", escrito por Joaquim Luiz Nogueira, diretor da Escola José Pedretti Neto. A publicação foi patrocinada pela Faculdade Galileu.

O livro narra os bastidores da Escola Pedretti Neto, desde os tempos em que funcionava no período noturno, na Escola Martinho Nogueira, na Boa Vista. Há também atos governamentais, trechos de discursos do prefeito da época destacando a fase de desenvolvimento da cidade. 

Essa escola faz parte de um conjunto de novos prédios construídos pelo ex-prefeito Plínio Paganini, em meados dos anos 1970. As instalações da Escola Pedretti Neto, assim como as EE Pedro Torres e EE Armando Salles de Oliveira foram inauguradas em 1976, descentralizando o atendimento escolar nas regiões Sul, Oeste e Leste da cidade, assinalando um momento de desenvolvimento econômico da cidade. 
Imagem da foto da capa e convite
de divulgação do livro

Naquela época os adversários de Paganini diziam que essas escolas foram planejadas a dedo para aparecerem em toda a cidade, considerando que anos antes havia sido entregue a primeira escola da Vila Aparecida.

Nesse período estavam se instalando na cidade as fabricas da Duratex, Caio, Hidroplas, entre outras e a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas estava iniciando sua transição para a Universidade Estadual Paulista - Unesp, incluindo novos cursos.

O Pedretti Neto tinha nesse período, alunos e professores espetaculares, relativa liberdade de organização, dado o período militar, que impedia manifestações, assim mesmo eram realizados eventos culturais, debates sobre diversos assuntos e teve a primeira iniciativa de criação de Grêmio Livre na cidade. 

Um dos candidatos foi o ex-vice presidente do Centro Cultural de Botucatu, David José Devidé, que na época era guarda mirim e trabalhava no Fórum, onde atuou até se aposentar. Meu cargo era de secretário geral. Perdemos a eleição, graças às campanhas negativas feitas por alguns professores e a diretoria, que não concordaram com a nossa proposta de eleição direta para diretor da escola.

Fica uma saudade das professoras Maria Odete Lunardi, dona Alaíde, que ocuparam a diretoria da escola e sofria com alunos politizados como Josey de Lara Carvalho (que depois trocou de escola) e antes havia estudado no Martinho Nogueira, David José Davidé, Marcelino Dias e  Élida Graça Rodolfo, uma aluna-esportista, entre outros...

Era uma escola onde o aluno do período noturno saia da sala para fumar no pátio de entrada (ainda que professores antitabagistas fossem contra) e era possível fazer conta na cantina da escola. Vale a pena a leitura....

O livro trás diversas fotografias de ex-alunos e professores. Quem estudou nessa escola, em qualquer dos períodos, certamente vai sentir saudades. Infelizmente o livro não está à venda, mas felizmente está disponível para leitura no Centro Cultural de Botucatu e também na biblioteca do Pedretti Neto.

Confira o discurso feito pelo ex-diretor e professor, José Maria Leonel, no dia do lançamento do livro.

O blog do Pedretti Neto tem mais detalhes. 

Quem foi José Pedretti Neto

(as imagens do video são João Carlos Figueiroa).

Haroldo Amaral

2 comentários:

  1. Gostaria que fizessem só uma pequena correção no primeiro parágrafo do texto Joaquim Luiz Nogueira é diretor da escola Pedretti desde 2oo9 e o ex aluno e representante da Faculdade Galileu é Mauro Rizzo, que patrocinou o projeto editorial. Desde já agraço o apoio e a divulgação.

    ResponderExcluir