quinta-feira, 3 de novembro de 2016

MORRE O CANTOR VALDIR BOIADEIRO

No último dia 29 de outubro/2016, faleceu aos 67 anos, Valdir Vieira, conhecido como cantor Valdir Boiadeiro. 

Ele disputava torneios regionais e nacionais de Cururu com seu parceiro Dito Moraes. Era presença constante nos programas sertanejos de Valter Contessote, Santangelo e Zé do Laço, nas radios Municipalista e F'8.

Valdir Boideiro também disputou diversas eleições e quando não disputava era presença constante em comícios nos bairros da cidade. Ele e outros músicos fizeram uma apresentação de Cururu, no Conservatório Musical de Tatuí, escola de formação estadual para músicos.

Valdir, era reconhecido pela voz de timbre forte, seu chapéu e muitas vezes com guaiaca na cintura, uma especie de cinto (para guardar pequenos objetos, como moedas, palhas e fumo, cédulas de dinheiro, relógio, faca ou punhal e até armas). De jeito simples, gostava de contar piadas e estava sempre rindo, até mesmo das desgraças que a vida apresenta a todos...

Abriu shows de cururu na Praça do Paratodos com os grandes nomes de Piracicaba, Tietê, Porto Feliz e Sorocaba. Sempre se apresentava em pousos da Festa do Divino em Anhembi-SP. 

CURURU
O Cururu tem sua origem na região do Médio Tietê. As cidades dos cururueiros são Sorocaba, Piracicaba, Votorantim, Piedade, Pilar do Sul, Botucatu, Laranjal Paulista, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Angatuba, Conchas, Pereiras, Porto Feliz, Tietê, Porangaba, Cesário Lange, Boituva, Cerquilho, Tatuí, Itu e Capela do Alto, entre outras. 

As rimas devem seguir regras específicas: sempre rimar as palavras com as últimas sílabas iguais, essas rimas são denominadas de "carreiras". No entanto, as palavras seguem sua sonoridade popular. O tema é escolhido pelos próprios cururueiros. 

Quem quiser conhecer mais o universo do cururu, uma boa leitura é o livro Prosa de Cantador do jornalista Sérgio Santarosa, assessor de imprensa da FCA-Unesp/Fepaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário