quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ABSURDO: Desta vez Stadtbus não perdeu a roda, mas perdeu o freio e invadiu prédio do INSS!

Novamente a empresa concessionaria de ônibus, a Stadtbus volta ao noticiário em Botucatu, em menos de 15 dias. Desta vez ela não perdeu a roda, mas perdeu o freio e literalmente invadiu o prédio do INSS, na Rua Curuzu. 
Ônibus perdeu o freio e invadiu prédio do INSS/Foto TV Alpha

Foi o segundo caso em duas semanas envolvendo a mesma empresa e todos os problemas são nas malditas rodas dos seus ônibus! Na véspera do dia das Crianças uma ônibus da Stadtbus perdeu a roda na Vila dos Lavradores.

Segundo depoimento de pessoas que (infelizmente) não autorizaram a divulgação de seus nomes, antes do veiculo atravessar a rua (descia a rua Campos Salles - acesso de Rubião Junior) e bater nas escadarias do INSS (na rua João Passos) o motorista teria agido preventivamente e solicitado a alguns passageiros que descessem do veiculo.

A frota da Stadtbus é a mais nova na cidade, pois a empresa no próximo dia 11 de novembro estará completando seis anos de operação e para que assumisse a concessão adquiriu ônibus novos. A maioria da frota é Volks/Man, Mercedes e Agrale, com carrocerias Caio Induscar e Mascarello.

Funcionários da empresa alegam existência de assedio moral para não confirmarem falta de manutenção nos veículos. A empresa nega tal comportamento.

EMPRESAS PRESSIONAM POR REEQUILÍBRIO FINANCEIRO

Como pano de fundo nesses acidentes, que só não vitimaram passageiros por absoluta obra do destino, existe a pressão que as duas empresas (Statbus e São Dimas) fazem reivindicando o chamado "reequilíbrio financeiro".

A prefeitura está fazendo uma auditoria nos serviços e na planilha de custos para entender o motivo desse pedido, que elevaria o valor das tarifas no Municipio alem do que vem sendo aplicado atualmente que é a reposição da inflação dos insumos e salarios dos funcionários e uma determinada margem de lucro.

Essa é a mesma tática usada pela antiga operadora da concessão em Botucatu - EAOB/Santana - que no início do governo João Cury - Caldas (PSDB-PCdoB) acionou judicialmente a prefeitura reivindicando o tal reequilíbrio financeiro, alegando prejuízo na operação na cidade.

Até o momento a Prefeitura e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) não se manifestaram sobre o pedido.

O Conselho de Usuários do Transporte Coletivo de Botucatu confirmou que na ultima semana o principal assunto dos conselheiros foi o pedido de revisão dos valores do contrato, sob alegação de que a inflação e os custos operacionais não estão sendo lucrativos com os valores cobrados atualmente nas passagens.

Apesar de ser uma concessão publica nenhum cidadão, usuário, entidade ou órgão de fiscalização acionou o Ministério Publico para proteger os passageiros, que ora ou outra, poderão ser as maiores vítimas.

Os usuários muitas vezes apontam os motoristas como os principais responsáveis pelos incidentes. 

Em conversas, sob condição de anonimato, os motoristas afirmam que também são vitimas e muitos estão pedindo demissão das empresas alegando temor de virem a ser responsabilizados diretamente pelos acidentes.

Os motoristas também dizem que a Semutran é previsível nas fiscalizações. Alegam que todas as vezes que a equipe de fiscalização vai até as garagens das empresas, os motoristas e a gerencia estão sabendo com até dois dias de antecedência. A prefeitura nega que dê publicidade antes das fiscalizações.

De uma forma ou outra não é mais possível acompanhar com passividade esse problema.

Ou os vereadores assumem o cargo neste final de mandato, ou se tem algum compromisso com os donos da empresa, que ao menos peçam ao Ministério Publico Estadual uma ação imediata, caso não queiram ser co-acusados de morte ou ferimentos de passageiros ou pedestres, que muitas vezes poderá passar de 50 pessoas em um eventual acidente.

No sul do Brasil (de onde vem a Stadtbus) tivemos a boate Kiss e em Botucatu poderemos ter quase a mesma coisa, mas dentro de um ônibus. Imagine nossos bombeiros e policiais militares retirando corpos de dentro de um ônibus... (que isso não aconteça nunca em nossa cidade).


Mas para isso é necessário que as pessoas, sejam passageiros, usuários e testemunhas, abandonem o anonimato e denunciem as irregularidades.... 
Haroldo Amaral.

(clique na imagem acima para ver a imagem maior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário