sábado, 22 de outubro de 2016

Revitalização do segundo trecho da Amando de Barros fica para 2017

Revitalização da Amando de Barros, em frente à Panificadora
do Pessin. ||Foto Secretaria de Comunicação||
Não vai começar neste sábado (22/10/11) as obras de revitalização da Rua Amando de Barros, no trecho entre a Praça do Bosque e o Supermercado Central. Oficialmente os serviços começariam as 17h00 .

Acontece que um grupo de comerciantes insurgiu contra o projeto da Prefeitura Municipal alegando que a execução do trabalho iria prejudicar as vendas de final de ano. 

A previsão divulgada pelas Secretarias de Comércio e Obras era de termino no dia 15 de dezembro.

A alegação dos comerciantes foi de que em novembro as vendas começam a aumentar para o final de ano e isso impactaria negativamente nos rendimentos dos lojistas. 

Os lojistas disseram ainda que o período, devido às chuvas de verão, poderia atrasar a conclusão do serviço.

A prefeitura de Botucatu acatou o argumento e decidiu iniciar o trabalho de revitalização em janeiro.

Por trás desse adiamento também está embutido o receio e a rejeição de alguns comerciantes que não concordam com a redução de vagas para estacionamentos de veículos.

Alguns lojistas pagam horas e horas de zona azul para conferir o caixa e o 'carrão' em frente à loja.

Chegam inclusive a reservar com bugigangas (como escadas, lixeiras e caixas) espaços para seus veículos. Ou seja, o estacionamento não é para o consumidor, mas para o culto ao carro.

Embora essa infração seja prevista na legislação municipal e nacional de trânsito a GCM e a PM de Botucatu nada fazem para combater a irregularidade...

HISTORIA ANTIGA
Vital Pessin, da Panificadora Pessin ||foto Jornal O Rolo||
A idéia de revitalização da Rua Amando de Barros começou na Associação Comercial e Industrial de Botucatu - antiga Acib (hoje ACE), como lembra o comerciante Vital Pessin, ex-diretor da entidade, em meados da década de 1980.

Em meados dos anos 2000, a Associação dos Lojistas da Amando de Barros, temendo a perda de espaço para outros centros comerciais, como a Vila dos Lavradores e Avenida D. Lucio/Santana e a chegada do Shopping, começa a discutir a revitalização. 

Nerval e Vital Pessin observam obras da Nova Amando.
Veja mais sobre os Pessin no Rolo
Mais de 12 anos depois a obra é iniciada, no segundo semestre deste ano (2016), quando o atual prefeito João Cury Neto (PSDB), decidiu em conjunto com as entidades ACE/CDL e Associação dos Lojistas da Amando pela realização dos serviços que terminou no inicio de setembro, depois de dois meses de obra.

Ainda assim, faltando três dias para o início dos serviços um grupo de lojistas do primeiro quarteirão da Amando de Barros (entre a rua Velho Cardoso e a praça do Paratodos) pediu a suspensão do serviço. Após diversas reuniões, a Secretaria de Obras iniciou o serviço.

Leia artigo de João Figueiroa sobre o Comercio de Botucatu em 1867

(clique nas imagens para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário